Clima

Depois das pancadas de chuva, a volta do frio

Em Pelotas e Santa Vitória houve ocorrência de granizo; em Rio Grande, estragos na área externa da Fearg

Gabriel Huth -

É bom se preparar. Depois das fortes pancadas de chuva registradas entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda (2), as temperaturas voltam a cair. Os termômetros devem variar entre os 5ºC e os 12ºC nesta terça-feira - aponta o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet-UFPel). O mau tempo, entretanto, não provocou resgates nem deixou desabrigados na Zona Sul.

Em Santa Vitória do Palmar e em Pelotas foi o granizo que chegou a assustar em pontos isolados - como uma granja e o Passo do Salso -, mas sem prejuízos ou feridos. Em Rio Grande houve estragos na estrutura externa da Fearg. A equipe da Defesa Civil regional se mantém em contato permanente com as prefeituras e monitora níveis de rios, como o Jaguarão, devido ao escoamento das águas de outros pontos do Estado. Não há, todavia, nenhum alerta de ventos fortes - tranquiliza o coordenador adjunto, João Domingues.

Em Pelotas, o maior volume de chuvas foi registrado na área central, onde despencaram 72 milímetros em pouco mais de 12 horas; da noite de domingo ao final da manhã de ontem. Em bairros, como Fragata e Areal, a precipitação ficou por volta dos 54 milímetros. Nenhum chamado foi feito à Defesa Civil Municipal. No Corpo de Bombeiros, o único comunicado foi para avisar da queda de galhos junto à praça José Bonifácio, em frente à rua Miguel Barcellos.

Alagamentos, mas escoamento rápido
Os pontos de inundação, em geral, dissiparam rápido em Pelotas; tão logo as pancadas davam trégua. Por volta das 10h, um dos locais que se mantinha alagado era a esquina das ruas Garibaldi com 3 de Maio, na zona do Porto, onde o meio da rua simplesmente desapareceu. E o que surgiu no cenário foram pedaços de esponja e uma televisão quebrada.

"Já estamos acostumados. Moro aqui nesta região desde 84. Alguns vizinhos, que tentam vender as casas, têm dificuldade porque o pessoal sabe que alaga", lamenta o ajudante de cozinha, Sadi Pereira das Neves, 51. E torce para os veículos não cruzarem com velocidade, já que a cada onda forte, não raro, a água invade a garagem da residência.

Fearg registra estragos, mas funciona normalmente
Ainda nesta terça uma nova área deve ser definida para instalação dos food trucks durante a 40ª edição da Fearg, que se estende até 15 de julho, em Rio Grande. A forte chuva danificou pirâmides da área externa da Feira, já que as calhas não suportaram o volume de água. Equipes de manutenção trabalham no local, mas o evento abriu normalmente ao público às 15h, como o previsto.

Os estragos ocorreram em horário que a Fearg já havia encerrado a programação. Os danos foram apenas materiais.

Confira a previsão do tempo (*) 
- Terça-feira: Haverá oscilação entre períodos de parcialmente nublado a nublado. Não devem ocorrer chuvas. As temperaturas ficarão entre 5ºC e 12ºC.
- Quarta-feira: O tempo nublado ainda deve prevalecer em Pelotas. As temperaturas devem variar entre 4ºC e 13ºC.

(*) A previsão é da meteorologista Vladair Oliveira, do CPPMet-UFPel

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ligação para prevenção ao suicídio passa a ser gratuita em todo o país Anterior

Ligação para prevenção ao suicídio passa a ser gratuita em todo o país

Falta de vacinação pode trazer poliomielite de volta Próximo

Falta de vacinação pode trazer poliomielite de volta

Deixe seu comentário